Endereço Edifício Near Offices, Av Sete de Setembro, 317 - sala 301, Niterói - RJ

Telefone 21 3620-6662

Horário de Atendimento Segunda - Sexta 08h às 18h / Sábado 08h às 12h

Facebook
Clínica Bem Estar

Serviços

Serviços
 

Tratamento da dor

Tratamento Escada analgésica da dor - método proposto pela Organização Mundial da Saúde para tratamento das dores crônicas. Composta por tratamento clínico da dor, através da utilização de medicamentos simples, como os analgésicos, anti-inflamatórios e opioides fracos e fortes e medicamentos adjuvantes (antidepressivos, anticonvulsivantes, relaxantes musculares, corticoides, neurolépticos) que ajudam a melhorar o humor, o sono e o apetite.
E no quarto degrau da escada analgésica, encontra-se a medicina intervencionista ( técnicas minimamente invasivas realizadas através de agulhas, colocadas com auxílio de aparelho de RX ) que pode ser usada precocemente, bloqueando o nervo que leva informação da dor ao cérebro ou nos casos de dores persistentes que não respondem bem às medicações, ou naqueles pacientes que apresentam efeitos colaterais ao uso das mesmas. Essas intervenções são realizadas em centro cirúrgico, apresentam baixo risco e normalmente paciente é liberado no mesmo dia.
Os tratamentos não medicamentosos como Fisioterapia, Acupuntura, Psicoterapia, Exercícios Físicos podem melhorar a qualidade de vida de quem sente dores.

MEDICINA DO ESPORTE

A Medicina do Esporte aborda questões sobre a atividade física, exercício físico e do esporte em pessoas de todas as idades, de todos os níveis de treinamento, com doenças ou sadias, com a intenção de prevenir, tratar, reabilitar, melhorar o desempenho e a qualidade de vida das pessoas.
A medicina do esporte não está voltada somente aos atletas de alto rendimento ( profissionais ), mas também ao auxílio da população em geral no sentido de orientar a prática segura e regular da atividade física com o objetivo de prevenir e tratar uma série de doenças crônico-degenerativas ( hipertensão, diabetes ), determinar o tratamento e a reabilitação de lesões musculoesqueléticas e auxiliar a melhora do desempenho esportivo dos praticantes em geral.

TERAPIA POR ONDAS DE CHOQUE

O nome pode assustar, mas consiste em um tratamento não invasivo utilizado no tratamento da Dor Crônica ou em lesões musculoesqueléticas provocadas pelo Esporte, através de onda acústica que transporta alta energia para o local doloroso. Esta energia provoca a regeneração e processo de reparação dos ossos e dos tecidos moles.
São necessárias de 3 a 5 sessões em intervalos semanais de acordo com a patologia. Em muitos casos, haverá uma imediata redução da dor, bem como melhora da mobilidade e funcionalidade. A terapia é isenta de efeitos colaterais e os resultados da terapia são duradouros.

REABILITAÇÃO

Após o diagnóstico e tratamento adequados, a equipe multidisciplinar inicia o processo de reabilitação. De acordo com a necessidade de cada caso, grupos distintos de profissionais atuam em conjunto. Médicos atuam no diagnóstico, recuperação, tratamento e prevenção de lesões e dores crônicas e agudas.

ACUPUNTURA

Originária da China é um método terapêutico que se caracteriza pela inserção de agulhas na superfície corporal, para tratar doenças, utilizada na reabilitação física e mental, para tratar doenças e promover a saúde. A inserção da agulha de acupuntura estimula terminações nervosas existentes na pele e tecidos subjacentes o que faz com que a medula e o cérebro deflagrem a liberação de neurotransmissores, desencadeando uma série de efeitos analgésicos e anti-inflamatórios. Também tem ação no sistema endócrino, imunológico e sobre as emoções.

FISIOTERAPIA

O fisioterapeuta realiza a reabilitação em um processo global e dinâmico orientado para recuperação FÍSICA e psicológica.
A medicina física e de reabilitação pretende tratar ou atenuar as incapacidades causadas por doenças crônicas, sequelas neurológicas, acidentes de trânsito e de trabalho.

PSICOLOGIA

O Psicólogo irá auxiliar o paciente a identificar e enfrentar os pensamentos e as emoções causadas pela experiência dolorosa e que trazem tanto prejuízo à sua vida social e profissional. Através de técnicas específicas o paciente irá aprender a lidar melhor com a dor criando estratégias para sua reabilitação.

NUTRIÇÃO

O paciente durante o processo de reabilitação precisa pensar na sua reeducação alimentar para viver o melhor possível, com controle de seu peso corporal e melhora de seu hábito intestinal e consequentemente melhor qualidade de vida.
O nutricionista tem papel fundamental nesse processo de reabilitação, incentivando e orientando na busca de uma alimentação adequada para a vida do paciente, para que esta seja um fator de prevenção de doenças crônicas e prevenção de lesões agudas.

ENFERMAGEM

A enfermagem tem um importante papel frente à recuperação dos pacientes, avaliando a sua dor, ajudando no planejamento da medicação e valorizando seus sentimentos e contribuindo para melhora da autoestima, pois o contato constante do enfermeiro com o paciente favorece o seu alívio e promove a melhora da qualidade de vida do paciente.

ORTOPEDIA

A Ortopedia é uma dinâmica da Medicina. O que se busca na Ortopedia é, basicamente, corrigir deformidades, restabelecer funções e aliviar a dor quando derivadas de patologias dos tecidos musculoesqueléticos.

TRAUMATOLOGIA

A Traumatologia é uma área que que estuda as lesões provocadas por agentes externos que ocorrem em quaisquer órgãos ou tecidos, mas que, especificamente neste caso, tenham atingido os tecidos musculoesqueléticos.